Dúvidas frequentes
A SIA atende à comunidade externa da UFRN?
Não, apenas a comunidade da UFRN.
A SIA oferece psicoterapia?
Por se tratar de um serviço de cunho educacional e fim pedagógico, a SIA não oferece psicoterapia ou plantão psicológico.
A SIA possui serviço de diagnóstico e tratamento clínico?
A SIA não dispõe de serviços diagnósticos ou tratamentos clínicos. Entretanto, pode-se, conforme o caso, orientar os interessados quanto aos encaminhamentos necessários.
Como fazer a solicitação da produção de material informacional acessível pelo Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede?
- Discentes
- A maior parte da produção de materiais informacionais acessível está voltada aos discentes cadastrados e acompanhados pela Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA). A solicitação de material acessível pode ser realizada pelo próprio discente ou pelo docente de seu Curso.
Para tanto, a solicitação do aluno pode ocorrer por três vias:
Via e-mail - Encaminhando as solicitações de material para o e-mail institucional do Laboratório, através do endereço de e-mail l.acessibilidade@gmail.com. A solicitação deve conter os arquivos com os materiais a serem trabalhados, juntamente com os seguintes dados do material:
- Autor do texto;
- Título;
- Número do capítulo a ser trabalhado (caso se trate de capítulo de livro);
- Intervalo das páginas a serem trabalhadas;
- Data em que o texto será utilizado pelo aluno;
- Nome da Disciplina;
- Nome do Professor.
- Entrega no local - Comparecendo pessoalmente ao Laboratório para entregar o texto impresso ou em arquivo;
- Via contato telefônico – o aluno entre em contato pelo telefone 3342-2260 - Ramal 235, e autoriza a equipe do Laboratório a acessar o seu módulo discente do SIGAA, para que sejam baixados os materiais.
Em casos específicos, algumas demandas pontuais podem ser solicitadas por discentes que não estejam em acompanhamento pela SIA. Neste caso, uma equipe interna fará avaliação do pedido e fornecerá um parecer favorável ou não à solicitação.
Docentes
Os docentes que possuem em suas turmas alunos com deficiência visual ou alguma limitação na leitura de documentos devem realizar a solicitação da adaptação dos materiais informacionais que irá utilizar no decorrer de sua disciplina. A solicitação também poderá ser realizada pelo docente que possuir deficiência visual ou alguma limitação na leitura de documentos (sejam estes de origem acadêmica ou documentos necessários para o desenvolvimento de suas atividades laborais).
Para tanto, a solicitação do docente pode ocorrer por duas vias:
- Via e-mail - Encaminhando as solicitações de material para o e-mail institucional do Laboratório, através do endereço de e-mail l.acessibilidade@gmail.com. A solicitação deve conter os arquivos com os materiais a serem trabalhados, juntamente com os seguintes dados do material:
- Autor do texto;
- Título;
- Número do capítulo a ser trabalhado (caso se trate de capítulo de livro);
- Intervalo das páginas a serem trabalhadas;
- Data em que o texto será utilizado pelo aluno;
- Nome da Disciplina;
- Nome do Professor.
- Entrega no local - Comparecendo pessoalmente ao Laboratório para entregar o texto impresso ou em arquivo. A entrega também pode ser realizada por um monitor da disciplina.
- Técnico-Administrativos
- Os servidores técnico-administrativos da instituição que possuem deficiência visual ou alguma limitação na leitura de documentos (sejam estes de origem acadêmica ou documentos necessários para o desenvolvimento de suas atividades laborais) podem realizar a solicitação de material informacional acessível pelas seguintes vias:
Via e-mail - Encaminhando as solicitações de material para o e-mail institucional do Laboratório, através do endereço de e-mail l.acessibilidade@gmail.com; A solicitação deve conter os arquivos com os materiais a serem trabalhados, juntamente com os seguintes dados do material:
- Autor do texto;
- Título;
- Número do capítulo a ser trabalhado (caso se trate de capítulo de livro);
- Intervalo das páginas a serem trabalhadas;
- Data em que o texto será utilizado;
- Nome da Disciplina (se for material acadêmico);
- Nome do Professor (se for material acadêmico).
- Entrega no local - Comparecendo pessoalmente ao Laboratório para entregar o texto impresso ou em arquivo.
- Público externo
- Instituições externas públicas tais como instituições de ensino, organizações, entidades etc., podem solicitar a produção de materiais informacionais acessíveis ao Laboratório de Acessibilidade da UFRN. Neste caso, para esta demanda específica e pontual, a solicitação passará por uma análise interna da equipe da SIA e Laboratório de Acessibilidade, que irá fornecer posteriormente parecer favorável ou não ao pedido.
Para tanto, a solicitação pode ocorrer por duas vias:
- Via e-mail – Encaminhando as solicitações de material, acompanhadas de um ofício, para o e-mail institucional do Laboratório, através do endereço de e-mail l.acessibilidade@gmail.com. A solicitação deve conter os arquivos com os materiais a serem trabalhados.
Como funciona o atendimento educacional aos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) acompanhados pela SIA?
O atendimento educacional é realizado por equipe multiprofissional (pedagogas, psicólogas, assistentes sociais e fisioterapeuta) e visa a identificação das NEE do estudante, das possíveis adaptações no processo de ensino-aprendizagem-avaliação e de acessibilidade a serem promovidas junto ao corpo docente, coordenação de curso, orientador acadêmico, entre outros, além de construir estratégias junto ao próprio estudante.