Como lidar com alunos que possuem Necessidades Específicas
Prezado(a) Docente, em resposta aos dispositivos legais o acesso de pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no Ensino Superior brasileiro constitui-se num avanço no que se refere à democratização do ensino exigindo por parte das instituições uma reestruturação organizacional no âmbito da gestão acadêmica e administrativa.
Diante dessa realidade, a UFRN vem buscando eliminar toda e qualquer forma de barreira seja ela, pedagógica, ambiental, atitudinal, comunicacional, entre outras, garantindo as condições de acessibilidade, de tecnologias apropriadas e de recursos humanos qualificados, de tal forma que possibilitem a construção de um modelo de política educacional inclusiva que respeite a diversidade atendendo às necessidades educacionais especiais dos estudantes que demandarem de apoios específicos em sua formação acadêmica.
Nesse contexto, torna-se imprescindível, por parte da UFRN, programas de formação e informação para a comunidade universitária, particularmente para docentes, que promovam ensino de qualidade para todos os alunos e a construção coletiva de uma cultura inclusiva.