Dicas básicas para interagir com pessoas com Necessidades Específicas
Todo conteúdo a seguir foi retirado e adaptado do artigo intitulado "Pessoas com deficiência na universidade: como devemos nos comportar e ajudá-las" de Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo, professor do Departamento de Fisioterapia da UFRN. O artigo original foi publicado na Revista Bibliocanto, Natal, v.5, n.1, jan./jun. 2008.
Lidar e aceitar o outro diferente / com deficiência inicialmente não é tão fácil assim, principalmente quando o outro nos causa temor, desconforto. Para Glat (1995), isso acontece porque, quando nos deparamos com indivíduos que - por suas características ou comportamentos - não se enquadram em nossa representação de normalidade, ocorre uma quebra ou ruptura na rotina da interação social, de modo que ficamos perdidos, sem saber como agir. Acompanhando esse estado de inércia em que ficamos, várias reações surgem como curiosidade, espanto, surpresa, repulsa e até mesmo medo, pois, estar diante do que foge à norma e, portanto, de uma pessoa diferente, tida muitas vezes como anormal (no caso, com deficiência), ameaça a nossa estabilidade emocional. No entanto, apesar desse choque inicial frente ao outro com deficiência é através da convivência com as diferenças que as relações interpessoais vão se tornando naturais. O estar juntos, pessoas com diferentes singularidades, inclusive com deficiência, facilita a quebra de barreiras atitudinais, proporcionando oportunidade de ajuda, de trocas significativas, de constatações positivas diante do colega diferente e a construção de vínculos que se expressaram em valores importantes para todo o cidadão como o respeito e a solidariedade. Para que essas relações interpessoais entre pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência sejam favorecidas, algumas orientações são imprescindíveis de como se comportar e ajudar as pessoas com deficiência. Para facilitar essas orientações, optamos por listar algumas perguntas que geralmente nos vem à mente quando estamos diante de uma pessoa com deficiência: